sexta-feira, 28 de julho de 2017

Genética


01) Qual a porcentagem de descendentes Aa nascidos de uma mãe Aa:
a)  50%
b)  25%
c)  75%
d)  depende do pai
 
03) Dizemos que um determinado gene é recessivo quando sua expressão (fenótipo):
a)  só acontece em heterozigose;
b)  só ocorre quando em dose dupla;
c)  reproduz uma cracterística provocada pelo ambiente;
d)  independe da presença de seu alelo;
 
04) O gene autossômico que condiciona pêlos curtos em cobaias, é dominante em relação ao gene que determina pêlos longos. Do cruzamento de cobaias heterozigotas nasceram 240 cobaias, das quais 180 tinham pêlos curtos. Entre as cobaias de pêlos curtos, o número esperado de heterozigotos é:
a)  90
b)  30
c)  60
d)  120
09) Em  mosca-das-frutas , a cor cinzenta do corpo e completamente dominante sobre a cor preta. O cruzamento de um individuo preto com um heterozigoto produziu 90 moscas, incluindo pretas e cinzentas. Qual o numero mais provável de moscas pretas heterozigotas, entre as 90 moscas?

10-( Prof.Adão Marcos)-Um gato preto(A) foi cruzado com duas gatas (B e C) também pretas. O Cruzamento do gato A com a gata B produziu 8 filhotes, todos pretos; o cruzamento do gato A com a gata C produziu 6 filhotes pretos e 2 amarelos. Determine os genótipos dos animais citados.

11-(Prof.Adão Marcos)-Nos coelhos, a cor preta dos pelos e dominante em relação a cor branca. Cruzaram-se coelhos pretos heterozigotos entre si e nasceram 360 filhotes. Deste, o numero de heterozigotos provavelmente e;



12-( Prof.Adão Marcos)-Algumas pessoas demonstram uma transpiração excessiva mesmo em condições ambientais normais. Esse caráter e determinado por um gene dominante S. Como será o genótipo de uma pessoa normal?




13-(EEEFM-JK-SLDO)Uma drosofila macho de asa reta foi cruzado com uma fêmea A, de asa reta, produziu 95 descendente, todos de asas retas: o mesmo macho foi cruzado com uma fêmea B, também de asas retas, produziu 80 desentendes sendo 62 de assa retas e 18 asas curvas. Qual e o genótipo do macho e das duas fêmeas?



14- (EEEFM-JK-SLDO) Em uma raça bovina, animais mochos(C) são dominantes em relação animais com cornos ( c ). Um touro mocho foi cruzado com 2 vacas. Com a vaca I, a qual tem cornos, produziu um bezerro mocho. Com a vaca II, a qual e mocha, produziu um bezerro com cornos. Dar os genótipos dos animais citados.




15 - (Prof. Adão Marcos- JK/SDLO-RO) Em ervilhas, a cor amarela é dominante em relação à verde.Do cruzamento de heterozigotos, nasceram 720 descendentes. Assinale a opção cujo número corresponde à quantidade de descendentes  verdes:
.a) 360     b) 540     c) 180       d) 720



16- (Prof.Adão marcos/BIO) A cor da porção suculenta do caju é determinada por um par de alelos. O alelo recessivo condiciona cor amarela e o alelo dominante, cor vermelha. Qual a porcentagem esperada para coloração dos pseudofrutos dos cajueiros, resultante de cruzamentos entre plantas heterozigóticas com pseudofrutos amarelo?

a) 50% cajus vermelhos e 50% cajus amarelos.b) 25% cajus vermelhos e 75% cajus amarelos.c) 75% cajus vermelhos e 25% cajus amarelos.d) 100% cajus vermelhos.e) 100% cajus amarelos.


17-(Prof.Adão Marcos)Um coelho(A) foi cruzado com duas coelhas (B e C) também pretas. O Cruzamento do coelho A com a coelha B produziu 12 filhotes, todos pretos; o cruzamento do coelho A com a coelha C produziu 8 filhotes pretos e 4 amarelos. Determine os genótipos dos animais citados.






18-( Prof.Adão marcos)-Nos coelhos, a cor preta dos pelos e dominante em relação a cor branca. Cruzaram-se coelhos pretos heterozigotos entre si e nasceram 360 filhotes. Deste, o numero esperado de pelos brancos provavelmente será?

Nenhum comentário:

Postar um comentário