sexta-feira, 28 de julho de 2017

Genética IV

01) (EEEFM-JK) Do cruzamento de um casal de ratos de cauda média nasceram ratinhos de cauda média e um ratinho de cauda longa. Foram feitas, então, várias suposições a respeito da transmissão desse caráter. Assinale a que lhe parecer mais correta:
a) cauda média é dominante sobre cauda longa.
b) ambos os pais são homozigotos.
c) ambos os pais são heterozigotos.
d) cauda longa é dominante sobre cauda média.
e) as suposições a e c são aceitáveis. 

2) (EEEFM-JK) Sabe-se que em determinada raça de gatos a pelagem preta uniforme é condicionada por um gene dominante B e a pelagem branca uniforme, pelo seu alelo recessivo b. Do cruzamento de um casal de gatos pretos, ambos heterozigotos, espera-se que nasçam:
a) 75% de gatos pretos e 25% de gatos brancos. 
b) 25% de gatos pretos, 50% de malhados e 25% de brancos.
c) 100% de gatos pretos.
d) 100% de gatos brancos.
e) 100% de gatos malhados.

3) (EEEFM-JK) A probabilidade de um casal heterozigoto(Aa) para uma determinada característica, condicionada por um par de genes, ter um filho heterozigoto para a mesma característica é de :
a) zerob) ¼c) ½ d) ¾e) 1

4) (EEEFM-JK) Em cobaias, a cor preta é dominante sobre a cor branca. O cruzamento de dois indivíduos produziu dez descendentes pretos e dez descendentes brancos. O provável genótipo dos progenitores é:
a) AA e Aab) Aa e Aac) Aa e aa d) aa e AA   e) AA e AA

5) (EEEFM-JK) O gene autossômico que condiciona pêlos curtos no coelho é dominante em relação ao gene que determina pêlos longos. Do cruzamento entre coelhos heterozigotos nasceram 480 coelhinhos, dos quais 360 tinham pêlos curtos. Entre esses coelhinhos de pêlos curtos o número esperado de heterozigotos é:
a) 180b) 240 c) 90d) 120e) 360

06) (EEEFM-JK) Em relação à anomalia gênica autossômica recessiva albinismo, qual será a proporção de espermatozóides que conterá o gene A em um homem heterozigoto Aa ?
a) ½ b) ¼c) 1/8d) 1/3e) 1

07) (EEEFM-JK) A probabilidade de um casal heterozigoto para um par de genes alelos ter um filho homozigoto é:
a) nula.b) 25%.c) 50% d) 75%.e) 100%.

08) (U.F-RN) Para identificar se um animal que apresenta um caráter dominante é homozigoto ou heterozigoto, o correto seria cruzá-lo com um animal:
a) homozigoto recessivo. 
b) de fenótipo semelhante.
c) heterozigoto.
d) homozigoto dominante.
e) de genótipo semelhante.

09) (F.OBJETIVO-SP) O pêlo preto das cobaias é uma característica dominante, enquanto o pêlo branco é característica recessiva. Quando duas cobaias pretas heterozigotas são cruzadas, a fração dos descendentes com pêlo banco será:
a) zero %.b) 25%. c) 50%.d) 75%.e) 100%.


10) (EEEFM-JK) Sabe-se que em determinada raça de gatos a pelagem preta uniforme é condicionada por um gene dominante B e a pelagem branca uniforme, pelo seu alelo recessivo b. Do cruzamento de um casal de gatos pretos, ambos heterozigotos, espera-se que nasçam:


11-( Prof.Adão Marcos)-Algumas pessoas demonstram uma transpiração excessiva mesmo em condições ambientais normais. Esse caráter e determinado por um gene dominante S. Como será o genótipo de uma pessoa normal?


12(EEEFM-JK-SLDO)Umadrosofila macho de asa reta foi cruzado com uma fêmea A, de asa reta, produziu 95 descendente, todos de asas retas: o mesmo macho foi cruzado com uma fêmea B, também de asas retas, produziu 80 desentendes sendo 72 de assa retas e 28 asas curvas. Qual e o genótipo do macho e das duas fêmeas?


13-(Prof. Adão Marcos)-A galactosemia e uma doença genética humana causada por um gene recessivo. Indivíduos galactosemico apresentam, entre outras manifestações, a incapacidade de degradar a lactose existente no leite materno. Considerando os símbolos G e g, para representar os alelos dominantes e recessivos, respectivamente, responda:
a)Qual seria o fenótipo de indivíduos GG,Gg e gg?


                         
b -(Prof. Adão Marcos)- Qual seria o resultado do percentual fenotípico do cruzamento entre um individuo galactosemico e um individuo normal, filho de um galactosemico?

Nenhum comentário:

Postar um comentário