sexta-feira, 28 de julho de 2017

Genética

      01)      (U.F-ES) Em algumas variedades de gado bovino ausência de chifres é produzida por gene dominante C. Um touro sem chifres é cruzado com três vacas. Com a vaca A, com chifres, produziu bezerro sem chifres; com a vaca B, com chifres, produziu bezerro com chifres; com a vaca C, sem chifres, produziu bezerro com chifres. Qual o genótipo do touro e das vacas cruzadas ?
2) (EEEFM-JK) Sabe-se que em determinada raça de gatos a pelagem preta uniforme é condicionada por um gene dominante B e a pelagem branca uniforme, pelo seu alelo recessivo b. Do cruzamento de um casal de gatos pretos, ambos heterozigotos, espera-se que nasçam:
03-( Prof.Adão Marcos)-Algumas pessoas demonstram uma transpiração excessiva mesmo em condições ambientais normais. Esse caráter e determinado por um gene dominante S. Como será o genótipo de uma pessoa normal?
04(EEEFM-JK-SLDO)Uma drosofila macho de asa reta foi cruzado com uma fêmea A, de asa reta, produziu 95 descendente, todos de asas retas: o mesmo macho foi cruzado com uma fêmea B, também de asas retas, produziu 80 desentendes sendo 62 de assa retas e 18 asas curvas. Qual e o genótipo do macho e das duas fêmeas?
05- (Prof. Adão Marcos- JK/SDLO-RO) Em ervilhas, a cor amarela é dominante em relação à verde.Do cruzamento de heterozigotos, nasceram 720 descendentes.  Qual o numero esperado de indivíduos de cor  amarelos?

.06-( Prof.Adão marcos)-Nos coelhos, a cor preta dos pelos e dominante em relação a cor branca. Cruzaram-se coelhos pretos heterozigotos entre si e nasceram 360 filhotes. Deste, o numero esperado de pelos brancos provavelmente será?

07-(Prof. Adão Marcos)-Em abóboras , a cor do fruto(branco ou amarelo) e controlado por um par de genes. Uma planta homozigota com frutos brancos foi cruzada com uma planta homozigota com frutos amarelos. A descendência desse cruzamento foi inteiramente constituída por plantas com frutos brancos. O cruzamento entre as plantas dessa descendência produziu 132 abóboras, que foram colhidas por um agricultor.a - Quantos frutos amarelos e quantos brancos, desses 132, o agricultor espera obter?b - Quantos, desses 132 frutos, espera-se que sejam homozigotos?08) -(Prof. Adão Marcos)-Um gato da cor marrom foi cruzado com duas fêmeas. A primeira fêmea era da cor preta, e teve 7 filhotes da cor preta e 6 filhotes da cor marrom.  Já a outra fêmea, também era da cor preta, e teve 14 filhotes, sendo todos eles da cor preta. A partir desses cruzamentos marque a opção que contém os genótipos do macho, da primeira e da segunda fêmea respectivamente



09-(Prof. Adão Marcos)-A galactosemia e uma doença genética humana causada por um gene recessivo. Indivíduos galactosemico apresentam, entre outras manifestações, a incapacidade de degradar a lactose existente no leite materno. Considerando os símbolos G e g, para representar os alelos dominantes e recessivos, respectivamente, responda:
a) Qual seria o fenótipo de indivíduos GG,Gg e gg?
                                 
b -(Prof. Adão Marcos)- Qual seria o resultado do percentual fenotípico do cruzamento entre um individuo galactosemico e um individuo normal, filho de um galactosemico?


10-(Prof. Adão Marcos)-No porquinho-da-índia existe um par de genes que determina a cor da pelagem. O alelo dominante B determina a cor preta: o recessivo b, a cor branca. Descreva um experimento que possa evidenciar se um porquinho preto e homozigoto ou heterozigoto. (Ver pagina 20, BIOLOGIA VOLUME III).
11-(Prof.Adão Marcos)Um coelho(A) foi cruzado com duas coelhas (B e C) também pretas. O Cruzamento do coelho A com a coelha B produziu 8 filhotes, todos pretos; o cruzamento do coelho A com a coelha C produziu 6 filhotes pretos e 2 amarelos. Determine os genótipos dos animais citados.




Nenhum comentário:

Postar um comentário