quinta-feira, 2 de março de 2017

Cadeias Alimentares

Aluno: ________________________________________  3o Ano: ____
Disciplina:Biologia         Professor Adão Marcos               Data: ___/___/____.

01. Defina os termos que se seguem:


a)      Espécie:
b)     Hábitat:
c)      Nicho:
d)     População:
e)      Comunidade:
f)      Ecossistema:
g)      Biosfera:
h)    Fatores bióticos:
i)     Fatores abióticos:





02. A palavra caatinga vem do tupi caa, que significa “mato”, e tinga, que significa “branca”, “aberta”. A caatinga é um grande ecossistema brasileiro de clima quente e seco, e chove relativamente pouco. Na caatinga vivem cactos, como o mandacaru e o xiquexique, e árvores, como o juazeiro e a barriguda. Encontram-se animais como o veado-catingueiro, gavião-carcará, o preá e a cutia.
Depois dessa breve leitura, responda:
a) Quantas populações de animais há na caatinga?

b) Quantas espécies de animais você verificou ao ler esse pequeno texto? 

c) Levando em consideração todas as populações, tanto de plantas quanto de animais, diga quantas comunidades há nesse ecossistema.


03. Por que a destruição de um hábitat aumenta os riscos de extinção das espécies de um determinado local?


04. Ao refletir sobre dois termos muito usados em ecologia e estudados neste capítulo, um estudante fez duas comparações: uma delas é com o “endereço” de um ser vivo e a outra, com a sua “profissão”. Que termos são esses? Justifique sua resposta.




05. O que indicam as setas que ligam os elos de uma cadeia ou teia alimentar?

http://www.mzufba.ufba.br/WEB/MZV_arquivos/imagens/aranhas8.jpg06. Observe a foto ao lado, que registra o momento em que uma aranha, na sua teia, captura uma abelha.



a) Que tipo de consumidor a aranha é? Explique.



b) Abelhas alimentam-se de pólen e néctar produzido pelas flores. Que nível trófico as abelhas ocupam?



c) Esquematize uma cadeia alimentar com três níveis, contendo os organismos citados nessa questão.




http://www.atakinsetos.com.br/wp-content/uploads/2013/09/LAGARTIXA_COMENDO_BARATA_by_edself.jpg07. As lagartixas são répteis adaptados ao convívio humano, por isso, não raro, encontramos alguma nas paredes de casas.
a) Com base na imagem ao lado, podemos esquematizar a seguinte cadeia alimentar:
RESTOS DE ALIMENTO HUMANO          BARATA          LAGARTIXA
Sabendo que toda cadeia alimentar se inicia por um produtor, onde está o produtor nessa cadeia? Justifique.

b) As lagartixas devem ser eliminadas do ambiente doméstico? Explique.


08. Lucas disse: “O ser humano que vive nas cidades não participa de cadeias alimentares”. Lucas está correto? Por quê?

09. Uma criança de 6 anos assistiu a um filme que mostrava um leão matando uma zebra para se alimentar dela. Depois de assistir ao filme, a criança disse: “O leão é malvado porque ele mata a zebra para comer. Se ele fosse bonzinho, comeria grama ou frutas.” Considerando o que foi estudado, você concorda com essa opinião? Explique sua resposta.

10. Em uma teia alimentar, pés-de-couve servem de alimento para lagartas de borboletas e gafanhotos; as lagartas de borboletas servem de alimento para pássaros e marimbondos; marimbondos e gafanhotos servem de alimento para pássaros. Esquematize essa teia alimentar.

11. Considere a teia alimentar abaixo e, em seguida, responda as questões:

                                               vaca                 homem
                        Manga              pássaro            gavião
                                               homem
           
a) Esquematize as cadeias alimentares que formam essa teia.
b) Quais as possíveis classificações do homem nessa teia?
c) E o gavião, como é classificado?

12. Observe:
Identifique nessa teia três cadeias alimentares:

a) a primeira com três grupos de seres vivos;

b) a segunda com quatro grupos de seres vivos;

c) a terceira com cinco grupos de seres vivos.

13. Na seguinte cadeia alimentar:
ALGAS          CRUSTÁCEOS         LULAS         PEIXES

Se diminuíssemos a população de peixe, explique o que aconteceria com a população de algas.


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