terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

O que a Biologia estuda? 1º ano


01)-(Prof.Adão Marcos)-Quando uma pessoa cresce ou engorda, predominou em seu organismo o anabolismo ou o catabolismo? Justifique.
02)-O fenômeno da respiração celular e um exemplo de anabolismo ou catabolismo? E o da fotossíntese?
03)-Sabendo que a ecologia estuda as relações entre os seres vivos e o ambiente, reveja a figura 1.7 e responda: quais dos níveis de organização representados na ilustrações constituem objeto de estudo dessa divisão da Biologia?
04)-Você sabe muito bem que não consegue ficar muito tempo sem comer. Então responda: por que não podemos viver sem ingerir alimentos?
05)- Por que se pode dizer que a energia que um atleta usa durantes uma corrida vem, em ultima analise, do Sol?
06)- A homeostase é um processo fundamental que ocorre em todos os seres vivos. Explique com suas palavras o significado desse processo, citando um exemplo que não seja o mencionado no livro.
07-Uma hemácia, também chamada de glóbulos vermelhos, circula apenas cerca de quatro meses no sangue, sendo depois destruída. Como o numero de hemácias se mantém constante no corpo?
08)-Um estudante afirmou que a principal diferença entre plantas e  animais esta no tipo de nutrição.Explique com suas palavras o que ele quis dizer com isso.
09)-Outro estudante afirmou que as plantas não são capazes de reagir a estímulos, que apenas os animais possuem essa característica. Esse Estudante esta certo? Justifique sua resposta.
10)-Se lhe perguntassem por que os filhos são parecidos com os pais, o que você diária?Responda usando as palavras: DNA, cromossomos, gametas, fecundação e celula0-ovo (não necessariamente nessa ordem).
11)-Utilizando os conceitos de mutação e seleção natural, explicando como um população de insetos pode se tornar resistentes a uma inseticida.
12)-Fale sobre o uso indiscriminado de antibióticos pelo Homem.  
13)-Defina reprodução sexuada.
14)-Explique a reprodução assexuada.
15)-Explique a diferença entre nutrição autotrófica e heterotrófica.
16) Em relação à composição química e à complexidade de organização, quais as diferenças entre os seres vivos e a matéria bruta?-:
17)- Quais as funções da nutrição?
18)- O que é metabolismo?  Qual a diferença entre anabolismo e catabolismo?
19)- Quais os dois fatores básicos responsáveis pela evolução? Defina cada um:
20)- (UFRJ) Por que, sem a energia do sol, os animais não teriam energia para manter o seu metabolismo?
21)- (Ufop-MG) Considerando a capacidade dos seres vivos obterem alimentos, responda:
 a) As plantas continuariam a existir se todos os animais morressem? Por que?
 b) Os animais continuariam a existir se todos os animais morressem? Por que?
22)- Coloque V ou F:
 São afirmações sobre os seres vivos quanto à obtenção do alimento:
 I. ____ Os seres heterotróficos têm capacidade de sintetizar seu próprio alimento, pois realizam a fotossíntese.
 II. ____ Os seres autotróficos obtêm matéria orgânica a partir da energia luminosa e moléculas simples.
 III. ____ Os seres heterotróficos dependem dos autotróficos.
23)- Observe a sequência dos níveis de organização dos seres vivos, em ordem crescente de complexidade:
 Célula A Órgão B Organismo C Comunidade D Biosfera.
 Identifique os níveis representados por:
 A = _______________.
 B = _______________.
 C = _______________.
 D = _______________.


Um comentário:

  1. 03)-Sabendo que a ecologia estuda as relações entre os seres vivos e o ambiente, reveja a figura 1.7 e responda: quais dos níveis de organização representados na ilustrações constituem objeto de estudo dessa divisão da Biologia? Por favor preciso da resposta!

    ResponderExcluir