quinta-feira, 17 de novembro de 2011

EXERCICIOS- FISIOLOGIA ANIMAL- EXCREÇÃO

01. (Prof. Adão Marcos-RO)- Em relação à excreção humana responda:


a) Quais são os órgãos do aparelho renal humano?


b) Quais são as estruturas microscópicas dos rins responsáveis pela filtração e regulação da composição química do sangue?

c) Qual é a composição normal da urina humana?

d) Quais os principais processos que ocorrem, respectivamente, no glomérulo localizado na cápsula de Bowman e no túbulo do néfron?


e) Cite uma substância orgânica filtrada que será reabsorvida pelo sangue e dê o nome da principal substância tóxica que será filtrada e posteriormente eliminada pela urina.

02. (Prof. Adão Marcos) O controle do volume de líquido circulante em mamíferos é feito através dos rins, que ou eliminam o excesso de água ou reduzem a quantidade de urina produzida quando há deficiência de água. Além disso, os rins são responsáveis também pela excreção de vários metabólitos e íons.


a) Qual é o hormônio responsável pelo controle do volume hídrico do organismo? Onde ele é produzido?

b) Qual o mecanismo de ação desse hormônio?

c) Qual é o principal metabólito excretado pelos rins? De que substâncias esse metabólito se origina?

03. ( Prof. Adão Marcos-) Quando se faz um esforço prolongado ou quando a temperatura ambiente está alta, a sudorese (produção de suor) ajuda a baixar a temperatura do corpo. Nestas circunstâncias, é comum a urina se tornar mais concentrada. Explique a relação fisiológica entre esses fatos.

04. (Prof. Adão Marcos) O "Novo Dicionário da Língua Portuguesa", de Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, segunda edição, 1986, define "ressaca", em uma de suas acepções, como "indisposição de quem bebeu", depois de passar a "bebedeira".

a) Por que as pessoas sentem tanta sede quando estão de ressaca?

b) Justifique sua resposta.

05. (Prof. Adão Marcos) João e José foram ao Estádio do Morumbi, assistir a um jogo de futebol. Pouco antes do início do jogo ambos foram ao sanitário e Estádio e urinaram. Durante o primeiro tempo do jogo, João tomou duas latinhas de refrigerante e José, duas latinhas de cerveja. No intervalo da partida, ambos foram novamente ao sanitário e urinaram, antes do término do jogo, porém José precisou urinar mais uma vez. Sabendo que ambos gozavam de boa saúde, responda as seguintes questões:

a) Por que o fato de José ter ingerido bebida alcoólica fez com que ele urinasse mais vezes que João?

b) A urina, uma vez formada, percorre determinados órgãos do aparelho excretor humano. Qual a trajetória da urina desde sua formação até a sua eliminação pelo organismo?


06. . (FUVEST) Com relação à excreção, responda:


a) Quais os principais produtos de excreção nitrogenada dos nimais?

b) Qual desses produtos indica uma adaptação ao ambiente terrestre? Por quê?

07) Explique o que hemodiálise.

08) Explique o que calculo renal.

09) O processo de formação da urina se passa em duas fases: filtração e reabsorção. Em que partes do néfrons ocorrem essas fases?

a) Por que na urina normal não aparecem proteínas?

b) Para onde vão as substâncias úteis absorvidas?


c) Qual o caminho seguido pelo fluído filtrado que se transforma em urina?

Prof. Adão Marcos Graciano Dos Santos

Ciências Físicas e Biológicas

www.adaomarcos.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário