terça-feira, 22 de junho de 2010

Artrópodes

01. (FUVEST)a) Dê duas características comuns aos crustáceos, insetos e aracnídeos.b) Dê uma característica própria de cada um desses grupos. [fechar resposta] a) Presença de apêndices articulados, exoesqueleto de quitina e corpo segmentado.b) Crustáceos: dois pares de antenas, cinco pares de patas ou mais. Insetos: um par de antenas, três pares de patas. Aracnídeos: ausência de antenas, presença de quelíceras e pedipalpos, quatro pares de patas.
02. (UNICAMP) Indique a classe de Artrópodes mais abundante em ecossistemas lacustres e a mais abundante em ecossistemas marinhos. [fechar resposta] Em termos de número de espécies, a classe de artrópodes mais abundante nos ecossistemas lacustres é a dos insetos, e, nos ecossistemas marinhos, é a dos crustáceos.
03. (FGV-SP) - No aniversário de uma cidade à beira-mar, um restaurante promoveu um "Festival de Crustáceos": lagosta, camarão, ostra e mexilhão.Quais desses animais não deveriam estar incluídos no cardápio? Por quê? [fechar resposta] A ostra e o mexilhão, pois pertencem ao filo Mollusca.
04. (UNESP) Insetos e crustáceos pertencem ao filo Arthropoda. Descreva três características que os diferenciam. [fechar resposta] Os insetos são díceros (um par de antenas), hexápodes (três pares de patas), têm o corpo dividido em cabeça, tórax e abdome, excretam por túbulos de Malpighi e têm respiração traqueal.Os crustáceos são tetráceros (quatro antenas), cinco ou mais pares de patas, têm o corpo dividido em cefalotórax e abdome, excretam por glândulas verdes ou antenais e têm respiração branquial.
05. (UNESP) - O camarão e a abelha são animais pertencentes ao mesmo filo, embora separados em classes distintas. Cite:a) duas características que permitam agrupá-los no mesmo filo;b) duas características que os separam em classes distintas.
06. (FUVEST) Observe o animal desenhado.
a) A que filo e classe ele pertence?b) Cite duas características, visíveis no desenho, que o distinguem de um inseto.
07. (FUVEST) Os animais que conversam na tira abaixo pertencem ao filo dos artrópodes. Apesar de carica¬turas, é possível perceber três características externas que os distinguem de qualquer inseto.
a) A que classe pertencem os animais citados? b) Quais as três características de sua morfologia externa que os distinguem dos insetos?
[fechar resposta] a) Pertencem à classe dos Aracnídeos.b) As três características morfológicas observadas que os distinguem dos insetos são: corpo dividido em duas partes (cefalotórax e abdômen), presença de quatro pares de patas articuladas (octópodes) e ausência de antenas (áceros).
08. (PUC-SP) Numa aula de biologia os alunos classificaram os artrópodes que o professor Ihes apresentou em três grupos, de acordo com características que distinguiam cada grupo dos demais:I - aranha e besouro.II - barata e escorpião.III - caranguejo e siri.O professor disse que a classificação estava errada.a) Reagrupe os animais, corrigindo os erros.b) Cite uma característica externa exclusiva de cada grupo que você formou.
09. (UNICAMP) O carrapato-estrela (Amblyomma cajennense) pode transmitir ao homem a febre maculosa, uma grave enfermidade causada pela Bactéria Rickettsia rickettsii. Esse ácaro tem como hospedeiros preferenciais os eqüinos, mas também ataca bovinos, cães, capivaras e outros animais, além do homem. Nos últimos anos, por falta de predadores naturais, o número de capivaras vem aumentando em algumas áreas urbanas do interior do Estado de São Paulo e com esse aumento casos de febre maculosa tem ocorrido. Folhetos distribuídos pelos órgãos de saúde recomendam evitar o contato com a grama e o mato de locais com presença de capivaras, pois as larvas e ninfas do carrapato ficam nas folhas e acabam se prendendo a pele humana. Ao sugar o sangue, o carrapato transmite a Rickettsia.Os folhetos informam ainda que a febre maculosa não é transmitida de uma pessoa para outra. a) Explique por que a febre maculosa não é transmitida de uma pessoa para outra. b) Os carrapatos são artrópodes que pertencem à mesma classe das aranhas. Explique por que os carrapatos estão incluídos nessa classe e não entre os insetos ou crustáceos, indicando duas características morfológicas exclusivas do seu grupo. c) A capivara é o maior roedor conhecido. Explique como pode ser diferenciado morfologicamente um roedor de um carnívoro.
10. (UNICAMP) Um estudante encontrou um animal adulto com seis patas articuladas, sem antenas e corpo dividido em cefalotórax e abdome. Cite a classe a que esse animal pertence e o aspecto morfológico discordante em relação às características gerais dessa classe. Sugira uma possível causa para tal discordância. 11. (UNESP) Acariciando seu cão de estimação, você encontra uma pulga e um carrapato, ambos artrópodes ectoparasitas.a) A que classes pertencem à pulga e o carrapato?b) Caracterize ambos com relação a número de patas e divisão corporal.
12. (UFV) Considere uma coleção de Arthropoda incluindo organismos das classes: Crustacea, Insecta, Arachnida, Diplopoda e Chilopoda.a) Diferencie os Insecta e os Arachnida dessa coleção, utilizando uma característica externa exclusiva de cada classe.b) Cite duas vantagens do exoesqueleto presente nos artrópodes terrestres.c) Represente graficamente o crescimento de um artrópode qualquer, até a idade adulta, colocando no eixo da ordenada o tamanho do corpo e na abcissa o tempo.
13. (UFLAVRAS) Citar: a) As estruturas utilizadas nas trocas gasosas, nos seguintes grupos:Insetos, Aracnídeos e Crustáceos.b) Duas características exclusivas de artrópodes comuns às classes desse filo.

14. (UFG) Durante trabalho de campo, um biólogo realizou coleta de invertebrados, obtendo os indivíduos relacionados a seguir: abelha, aranha, besouro, camarão, caranguejo, escorpião, formiga, grilo, lagosta e mosca. a) Agrupe estes animais segundo a classe taxonômica a qual pertencem. Nomeie estas classes. b) Os invertebrados relacionados percebem os estímulos luminosos por meio de diferentes tipos de órgãos visuais; dentre eles, descreva o ocelo e o olho composto.
15. (UFRRJ) "... tropeço em uma pedra e observo uma cavidade descoberta com uma aranha imensa de pelo vermelho me olha fixamente, imóvel, grande como um caranguejo...".Um besouro dourado me lança sua emanação mefítica, enquanto desaparece como um relâmpago seu radiante arco-íris..."
Pablo Neruda
No trecho acima são citados alguns animais. Responda: a) a que filo pertencem esses animais?b) Cite a classe a que pertence cada um desses animais, dando duas características que permitiram chegar a essa conclusão.

16. (UFES) - A Organização Mundial de Saúde indica que 20% da população mundial são portadores de algum tipo de alergia, e o ácaro é apontado como um dos principais causadores desse problema.a) Caracterize morfologicamente os ácaros.b) Que cuidados devem tomar pessoas portadoras desse tipo de alergia para evitar o contato com os ácaros? c) Por que as pessoas que moram em regiões secas são menos atacadas por esse tipo de alergia?

17. (UFRJ) O caranguejo-uçá vive na região entremarés dos manguezais, ambientes pobres em cálcio e magnésio. Em determinada época do ano, os órgãos internos do caranguejo-uçá ficam com uma cor leitosa. Nessa época, os catadores o denominam de caranguejo-leite e dizem que "ele não presta para comer porque é amargo, dá tontura e dor de barriga". Os catadores experientes reconhecem o caranguejo-leite pelo tato, pois ele apresenta carapaça mole e quebradiça. Identifique o processo que transforma o caranguejo-uçá em caranguejo-leite e explique por que seus tecidos assumem uma coloração leitosa.
18. (UFPR) Os artrópodes representam um dos grupos zoológicos com maior número de espécies, vivendo nos mais diferentes hábitats.a) Discorra sobre três aspectos biológicos desse grupo que permitiram seu grande sucesso evolutivo. b) Cite dois exemplos de animais artrópodes para cada aspecto biológico abordado na resposta anterior.
http://www.dombosco.com.br/faculdade/index.php

Um comentário: